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Você já sabe qual cor escolher para seu projeto?

No momento da criação de um logotipo de sucesso é importante escolher a cor do logo. É recomendável realizar pesquisas de paletas e fazer aplicações de testes.

Inicialmente, os designers orientam que a logo seja primeiro projetada em versão monocromática, ou seja, em preto e branco, para depois ser realizada a seleção de cores.

Logo Monocromatico

Se os traços da imagem e as tipologias selecionadas correspondem à qualidade de impressão em preto e branco, provavelmente, também terá bom resultado com aplicação de cores.

O símbolo da empresa e da marca devem receber a aplicação de cores que, de fato, justifiquem o porquê da existência da empresa e da sua missão no mercado.

Enquanto que a versão preto e branco é a mais simples, a colorida ou com a adição de cores selecionadas é a etapa de conclusão antes de veicular o logotipo em alguma mídia ou embalagem.

Antes de escolher a cor do logo, é importante especificar o estilo da imagem e do texto que comporão o logo final a ser utilizado.  

Escolhendo a cor pela percepção

As cores influenciam no processo de compra dos clientes. Cada cor pode gerar diferentes sensações no cérebro e, ao mesmo tempo, influenciar no posicionamento da empresa no mercado.

Fiz uma postagem falando das 7 dicas para criar um logo depois de uma passadinha lá.

Elas podem gerar um poder de influência muito elevado. Segundo diferentes pesquisas, mais de 90% das pessoas escolhem um produto a partir das cores e mais de 80% acreditam que a cor é importante em outros fatores relacionados ao produto.

Por outro lado, a cor pode envolver o gosto pessoal do consumidor e cliente potencial, principalmente, relacionados à psicologia das cores.

Enquanto que a cor vermelha expressa calor e agito, o verde pode expressar um conceito mais convidativo e saudável.

O tipo de produto, mercado e consumidor no qual se pretende atingir devem guiar o processo de seleção de cores para compor uma logo e embalagem de produto.

Cores para vendas online

Atualmente, muitas empresas vendem produtos e serviços, exclusivamente, pela internet.

O mesmo cuidado que uma empresa deve ter nos setores atacadistas e varejistas de venda presencial, ela também deve tomar ao desenvolver uma identificação visual para as vendas online de seus produtos.

Na internet, os anúncios coloridos são mais identificados do que os anúncios opacos feitos em preto e branco.

Assim como ocorre nos pontos de venda presenciais, a cor ajuda no reconhecimento da marca em mais de 80% dos consumidores que compram através da internet.

Entre o público feminino, as cores azul, roxo e verde são as cores preferidas, enquanto que, para os homens, azul, verde e preto são as preferências mais indicadas. ( Dizem estudos )

Escolha a melhor cor

Ainda sobre os gêneros, as mulheres não gostam muito das cores laranja, castanho e cinzento. As cores que os homens mais odeiam são o castanho, laranja e roxo.

Além do fator de gênero, a empresa pode adotar cores primárias e mais leves para produtos fabricados para o público infantil, por exemplo.

O gênero, a faixa etária, a localização geográfica, a natureza do produto e serviço e outros fatores devem ser considerados ao escolher a cor da logo.

Conclusão

Em caso de dúvidas, a empresa pode realizar testes internos com a sua equipe de trabalho e com o seu cliente interno.

Por outro lado, o mesmo produto pode ser comercializado por um determinado período em diferentes cores para definir em qual cor ele foi mais vendido.

O mesmo pode ser aplicado na elaboração da logomarca e do logotipo da empresa.

Em certas situações, por exemplo, é necessário evitar a cor cinza por ela simbolizar tristeza, maquinaria e extrema neutralidade no campo emocional do cliente.

Em relação às cores é essencial que a mesa de reunião tenha pelo menos duas opções para escolher.

Lembrando que a mesma cor pode estar presente em diferentes estilos e artes finais da mesma logo que fortalece sua marca, podendo, por exemplo, combinar o vermelho com o azul numa peça e com o amarelo em outra, dependendo do design e do posicionamento que a empresa busca.

A empresa deve ter a consciência que as cores são fundamentais na comunicação visual.

Elas são capazes de transmitir informações, sensações e percepções diferentes.

Portanto, é essencial conhecer e saber que não basta escolher qualquer paletas de cores para determinada marca.

É fundamental entender todos os fatores que envolvem as cores para decidir pelo melhor estilo de composição da marca.

A definição das cores deve representar a missão e o foco do produto no mercado e posicionar a empresa da melhor forma no mercado.

Fundei o Estúdio Dener Troquatte, um estúdio completamente ONLINE,  na maior parte do tempo crio logos, identidade visual, marcas, websites, peças digitais, etc.

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